sábado, 3 de setembro de 2011

Mariscos e Surpresas

O Isaac e os Sushimen do Avenida estão a preparar uns belos petiscos sazonais para os clientes que cheguem ao restaurante.
Com base na nossa costa, vamos gradualmente "injectar" alguns produtos do dia à parte do nosso menú,  com muita certeza de que os nossos clientes vão adorar.
O Fragoeiro mandou-me um MMS com um gunkan que fizeram no outro dia com percebes da costa, o que me agradou imenso.
Pollicipes pollicipes, um nome pomposo que preenche as falésias da Península Ibérica, estende-se até à França, encontra-se no Reino Unido, norte de África, Senegal e por aí fora.
No Japão, este tipo de crustáceos não existe, nas Américas encontram-se umas "versões" com menos "boca" a maresia e com uma textura levemente mais gelatinosa, será lógicamente devido às temperaturas médias das águas e devido à menor quantidade de sal e iodo, em que o Atlãntico nem rivais tem à altura para poder competir.
Dizem os entendidos em matéria "mariscal", que o de Portugal é sem dúvida o melhor, grande ou pequeno, mais ou menos salgado, o percebe é sempre bem vindo quando queremos agradar o nosso palato de uma forma rica em sais, suculenta e com um óptimo sabor explosivo a mar...





Gunkan de percebes, tira de salmão, lima e salicórnia

1 comentário:

  1. temos preparado também uma versão deste gunkan mas com burriés ou caracois do mar se preferirem. resulta também muito bem, apesar de não proporcionar tanta maresia na sensação de boca, julgo que a textura do burrié, mais carnuda e firme, confere um interesse acrescido a esta iguaria.
    já agora aproveitando o mote do chefe daniel, peço a todos que fiquem atentos pois temos algumas surpresas na manga que iremos revelar em breve, iguarias das nossas costas...

    ResponderEliminar