domingo, 7 de novembro de 2010

"sous vide"

A título de curiosidade, e como obrigação para cozinheiros..... Sous vide, em francês, quer dizer “sob vácuo”, e refere-se a um método de cozinhar em sacos plásticos selados a vácuo em baixas temperaturas por muito tempo. Com o equipamento apropriado e algum conhecimento básico, qualquer um pode preparar alimentos consistentemente deliciosos e seguros. Com conhecimento mais avançado, um cozinheiro pode seguramente criar (ou modificar) receitas para realizar uma visão singular acerca da sua interpretação da receita. Utilizando teorias de termodinâmica no sec.XIX, Sir Benjamin Thompson, ajudou muito a tornar real a cozinha a vácuo, mas foi apenas em 1974 no Restaurante Troisgros em França que se tornou realidade em termos de método de preparação e confecção na gastronomia. Foi precisamente através de um teste com foie gras a baixa temperatura que os resultados apareceram, e, de certeza que devem ter sido muito bem acolhidos pelos apreciadores do mesmo.
Uma das curiosidades mais interessantes e generalista acerca do sous-vide, é que a viúva do famoso quimico Lavoisier casou-se com o tal Benjamin Thompson, e teve um segundo casamento bem duradouro.
Em modo de brincadeira e díscar, é interessante saber que no meio de tantas qualidades técnicas que nos trouxe o vácuo, é engraçado pensar, que técnicas deveria ter Marie-Anne Pierrette Paulze, casando com dois cientistas e fazendo-os ter tido descobertas que mudaram o nosso mundo.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. gostei mt deste blog! =D
    continua a deliciar-nos com estas maravilhosas comidas.

    ResponderEliminar