quarta-feira, 24 de novembro de 2010

3 temas, 3 tópicos

Cozinha Japonesa


Há sempre uma conotação negativa e geralmente redutora da cozinha Japonesa praticada em Portugal.
Começa quase sempre com uma apreciação de como é o tipo de sushi feito num determinado restaurante ou "barraquinha" de temakis.
No que respeita à globalidade e abrangência da cozinha Japonesa, é com relativa experiência que posso afirmar que normalmente assisto a um total desinteresse acerca das iguarias quentes, dos bento-box e nomeadamente das sobremesas nos restaurantes Japoneses, acho que é algo, que vem vindo a piorar.
No Sushicafé Avenida, vamos alterar isso de uma forma totalmente exponêncial e ritmada, cada carta é uma carta, e claramente, iremos melhorar em cada uma delas, tentando aprefeiçoar os conceitos, apurar o receituário e mostrar aos nossos convidados que somos uma equipa "fermentante" com vontade de surpreender convidados.


Kombuchá


Nem só o kefir através da potência do kefiran e a levedura de cerveja com os seu poderes milagrosos, devem ser conhecidos. O Kombuchá é um probiótico igualmente equilibrado e com muita força anímica.
É basicamente a fermentação de um meio aquoso à base de chá verde ou preto.
A sua evolução tem mais de 2 biliões de anos, remonta às primeiras espécies de seres vivos do nosso planeta, e o mais curioso, é que ainda estão em nosso poder.  Normalmente através da fermentação dos chás conseguem-nos carregar com fortes impulsos de vitaminas, ácido láctico, ácido glucônico, substâncias antibióticas, entre outras. O kombuchá é realmente uma reliquía do génesis no nosso Mundo, muito pouco usada entre nós e com características milenares no que toca à complexidade microbiológica, e com uma carga saudável altamente interessante.
Se um dia tiverem a sorte de vos ser oferecido por alguém uma bolacha com aspecto fôfo, gelatinoso com sabor iogurtado e com um biofilme potente....parabéns, eís o kombuchá.


Iogurte e restaurantes


Um restaurante, um iogurte, dois assuntos, a mesma analogia. São os dois, organismos vivos, efervescentes, com alma e evolução, em que a inércia é o seu principal inimigo.
Com isto escrito, adianto desde já, que a nossa equipa tem a séria intenção de colocar um pouco dessa famosa efervescência láctea no novo menú do Sushicafé Amoreiras.
Depois da abertura do Sushicafé Avenida não irei começar a criar um iogurte, mas, vou começar a trabalhar na carta do Sushicafé das Amoreiras, de forma a surpreender os convidados com a nossa conhecida criatividade e com grande espirito "au point". Iremos mostrar algumas inovações no nosso menú já vencedor e iremos também dár-lhe uma dinâmica forte e com muito conteúdo técnico, sempre em movimento e com crescente fervoroso muito vivo.....aliás um restaurante é como um iogurte.




2 comentários:

  1. É fortissimo o Senhor... É disto que estamos a falar... aprender, educar e transformar mais tarde as ideias das pessoas em relação a comida no verdadeiro sentido da palavra.

    Um restaurante é tale qual um yogurt...

    ResponderEliminar
  2. o chef e o maior!! ja tinha saudades destes shots de cultura e impulso criatico que so tu sabes dar! ja agora na muche um restaurante é mesmo um iogurte!!

    ResponderEliminar